sábado, 19 de setembro de 2009

Aprendizagem colaborativa

Acredito que os alunos de uma classe, ou mesmo de um curso qualquer, podem realizar o seu potencial de aprendizagem em maior grau se forem estimulados a cooperar entre si, seguindo um método.

Tenho testado um método que chamo de "aprendizagem colaborativa". Inicialmente prescrevo uma tarefa sob medida e peço que todos a executem. Neste momento o julgamento leva em conta apenas se a tarefa foi cumprida, mas sem preocupação com qualidade. Após garantir que todos cumpram a tarefa, escolho, com a participação dos alunos, o melhor modelo.

O novo modelo é, então, tomado como referência para que todos se nivelem, agora em grupo. Encontrado o melhor modelo do grupo, o foco passa a ser desenvolver a tarefa de modo que o produto seja digno de representar toda a classe perante o público externo.

Quando possível, tal modelo é ainda julgado por seu público potencial: alunos de outros períodos, professores e profissionais. O resultado final é então divulgado como produto do esforço coletivo da classe. O material passa a constar do portal do conhecimento criado para o CGEP - Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFMG.

Nesse processo os alunos são levados a: 1) desenvolver a iniciativa, a criatividade, o trabalho em equipe, a negociação e a comunicação eficaz; 2) trabalhar o conceito de desenvolvimento do produto sob a perspectiva do cliente; 3) exercitar a melhoria contínua e usar o método científico de forma contextualizada.

Os resultados têm sido muito bons. A alegria de aprender tem sido evidente em (quase) todos os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário